quarta-feira, 24 de abril de 2024

 2 Eu dormia, mas meu coração estava desperto, quando ouvi meu amado bater à porta e chamar: "Abra a porta para mim, minha amiga, minha querida, minha pomba, minha perfeita. Minha cabeça está molhada de orvalho, e meu cabelo, úmido do sereno da noite".

3 Eu respondi: "Já tirei a túnica; vou ter de me vestir de novo? Já lavei os pés; vou ter de sujá-los?".

4 Meu amado tentou destrancar a porta, e meu coração se agitou.

5 Levantei-me de um salto para abrir a porta ao meu amor. Minhas mãos destilavam perfume e de meus dedos pingava mirra, quando puxei o ferrolho.

6 Abri para meu amado, mas ele já havia partido! Meu coração quase parou de tristeza. Procurei por ele, mas não o encontrei. Chamei por ele, mas ele não respondeu.

7 Os guardas me encontraram enquanto faziam a ronda. Bateram-me e feriram-me, arrancaram-me o manto, aqueles guardas dos muros."

A moça chegou em casa e se trancou no quarto. Estava brava por demais com seu pai porque ele não a deixara ir pra festa tão desejada por tempos. O pai sabia que naquele lugar haveria muita coisa que não seria bom para ela. Drogas, bebidas, sexo livre, e tudo o mais que encanta a cabeça de muitos jovens.

Ela passou o dia todo trancada e todas as vezes que o pai bateu insistentemente tentando falar com ela foram inúteis. Ela simplesmente colocou seu fone de ouvido e com uma música no volume mais alto acabou adormecendo.

O pai havia recebido uma convocação para ir para um campo de batalha muito distante na guerra que havia começado. Ele não podia dizer não para a convocação e já estava na hora de se apresentar para seu pelotão. Precisava partir e não conseguia se despedir de sua filha.

Numa última tentativa bateu forte muitas vezes na porta chamando a moça pelo nome. Ela estava brava demais para responder ao chamado do pai ,mas na ultima tentativa dele ela conseguiu ouvir sua voz já bem longe, deu a desculpa que já estava de camisola e que precisaria se vestir para poder vê-lo, a porta estava trancada e o pai mesmo forçando não conseguiu se despedir. Num ímpeto ela corre para a porta procurando onde jogou as chaves mas quando acha e consegue finalmente abrir a porta seu pai já não estava mais lá. Apenas um bilhete dizendo que partiria mas não sabia se voltaria.

A moça desesperada aos prantos corre pelas ruas tentando encontrar o pai, mas era tarde demais. O que ela encontrou foram guardas que bateram nela e arrancaram seu manto, sua pureza de menina.

Parece muito com a historia da Sunamita no capitulo 5 de Cantares.

A moça por alguma razão dorme e não escuta o chamado do seu amado à porta. Não sabemos a razão do porque ela estava longe dele e ainda com a porta trancada. Quando finalmente o escuta lhe da desculpas de que precisava se lavar e se vestir por isso não abriria. Seu amado tenta mas não conseguindo abrir acaba partindo.

Isto lembra muito nossas atitudes com Deus.

Quantas vezes por estarmos bravas nos trancamos em nosso quarto fechando a porta por dentro para que Jesus não tenha acesso ao nosso coração. Nos fechamos em nosso mundo porque Deus não nos respondeu como queríamos ou não nos deu algo que pedíamos insistentemente, almejando que fosse no nosso tempo e da nossa maneira. 

A porta do nosso coração tem chave só por dentro e Jesus não invade o coração de ninguém. Em Apocalipse 3:20 Jesus esta batendo a porta , esperando que seus filhos escutem sua voz e abram a porta para ele entrar e fazer parte da vida deles.

A moça perdeu a oportunidade de estar novamente com seu pai na historia. A Sunamita perdeu a oportunidade de estar com seu amado em Cantares. E Deus deixou registrado na palavra que devemos busca-lo enquanto podemos achar. Invoca-lo enquanto ainda esta perto.

Não é terrorismo, é palavra. Uma hora não vai mais adiantar querer abrir a porta. Vai ser tarde demais.

Na história não formulei o final,mas em Cantares a moça ainda teve a oportunidade de encontrar o seu amado, mas isso depois de ser ferida pelos guardas que deveriam estar a protegendo. Temos uma falsa aparência de que o mundo  e o inimigo quer a gente bem. Há muita falsa aparência de bondade ao nosso redor. Religiões que oferecem só bem estar da alma sem precisar de mudanças. Seja feliz... Faça o que quiser... O importante é se realizar... Seja prospero... Seja.... Seja...

E Cristo continua batendo a porta do coração daquele por algum motivo fechou seu coração para as promessas de viver uma vida de plenitude com aquele que nos criou.

Esta pessoa é você?

Você por alguma razão esta brava com o Pai e fechou as portas do seu coração para sua presença e sua palavra?

Hoje Ele bate mais uma vez e espera que você possa escuta-lo.

E todos nós todos os dias somos tentado a ser como essa moça da história.

Que nosso coração possa estar atento e que possamos ouvir as palavras de nosso Deus inclusive quando for repreensão. O Pai repreende o filho que ama.

Deus nos ajude e abençoe o nosso dia.


Bel

Nenhum comentário:

Postar um comentário